quinta-feira, 23 de abril de 2009

Twitter: networking por excelência!



Ontem conversamos sobre como dar as caras/ aparecer na internet, como forma de crescimento pessoal e profissional. Como prometido, falaremos agora sobre como construir um networking poderoso e eficaz. Sugiro que se não leu, leia a 1ª postagem da série: "Crescimento pessoal e profissional":



Como disse anteriormente, não será da noite para o dia que você obterá resultados significativos com o seu networking. Por exemplo: Depois de quinze dias, utilizando o twitter diariamente e o levando a sério, foi que eu obtive resultados: falei sobre o caso da excomunhão de médicos que interromperam a gravidez de uma menina de 9 anos, e recebi três replies* do Cardoso, um dos blogueiros mais conceituados da internet.
* Replies são as respostas que recebemos das pessoas

Mas vamos ao que interessa:

Vamos fazer um bolo: o bolo do crescimento pessoal e profissional. Como todo bolo, este tem uma receita, que deve ser seguida a risca para que o bolo não desande.

1º Passo: Twitter.

Detenhamo-nos hoje apenas com o twitter, que é a ferramenta de networking que conheço na internet. Com ele você poderá entrar em contato instantâneo com as mais variadas pessoas, desde o Zé Povão às pessoas mais conhecidas. Através de micro mensagens de no máximo 140 caracteres, você pode comunicar-se com outros usuários. Você entrará em contato com outras pessoas e outras pessoas com você - por meio da idéia de seguir e ser seguido no twitter. 

Mas, para que sua vida no Twitter seja realmente eficaz e produtiva, faça isto:
  • A primeira coisa a fazer é preencher e organizar o seu profile (perfil). Indique informações relevantes, como: o seu blogue, caso tenha; o que faz da vida e outras coisas mais. Coloque uma foto ou um avatar seu e modifique o layout do seu perfil.
  • Escreva em português claro e correto. Quem vai querer acompanhar as idéias de alguém que escreve: "Cazei ontem a tardi"? Ninguém!
  • Escreva sobre coisas interessantes. Links para assuntos interessantes e até polêmicos, que valem a pena a leitura.
  • Escreva frases/ pensamentos interessantes.
  • Seja ativo no twitter, não tenha medo de debater, opinar ou perguntar algo aos outros twitters, mesmo que estes sejam "peixes grandes". 
  • Ao seguir pessoas, escolha-as a dedo. Já falei sobre isso na postagem anterior: escolha pessoas interessantes e legais, que tenham algo a oferecer. Não basta ter um número grande de following me (pessoas que você segue). Essas pessoas têm que ter qualidade e algo a te oferecer.
E por amor à Efigênia* e à internet em geral, jamais faça isto:

*Nome carinhosamente dado pelo Noronha à Blogosfera

  • Não fique dizendo o que está fazendo. Quem vai querer saber que você acordou, escovou os dentes, tomou café... blá blá blá... Já basta a chatice do Big Brother.
  • Nem tudo o que você encontrar por aí ou até mesmo pensar deve ser publicado em seu perfil. Fale sobre coisas interessantes, lembra?
  • Não deixe o twitter entregue às moscas! Já pensou se você deixar a ver navios alguém que tem muito o que te oferecer?
  • Quer falar sobre algo que viu/ leu na internet? não esqueça: coloque o link.
  • Por último, dê sentido às suas mensagens (twitts): não escreva somente "Ok", "valeu", "é isso mesmo". Faça-se entender.
Amanhã traremos outras ferramentas e atitudes de como aparecer e crescer através da internet. Por enquanto vai a receita do bolo, a começar pela organização do seu perfil no Twitter :


  1. Registre-se no twitter, clique aqui e já no twitter, clique em Get Started - Join.
  2. Preencha todo o seu Profile (Perfil):
  • Adicione foto ou crie seu avatar aqui.
  • Tem um blog e quer divulgá-lo? Coloque o link.
  • Em no máximo 160 caracteres, fale sobre você. Clique em Settings > Account > One Line Bio:
     3.  Mude o Layout do seu Perfil. Clique aqui e faça isto com o Twitter Themes
     4.   Escolha a dedo, com muita paciência e inteligência, as pessoas que você vai seguir.
Sugestões: Eu (é claro!), O Cardoso, a Nospheratt e o JNoronha

     5. Observe o que as pessoas que você segue estão publicando e, se achar conveniente, participe da   conversa, concordando, discordando ou expressando suas próprias opiniões.
     
Não se preocupe caso seja marinheiro de primeira viagem no Twitter. Ainda hoje farei o bom tutorial sobre como utilizá-lo. Continuando a série, amanhã falaremos de como os comentários podem aumentar sua visibilidade e credibilidade. Até lá!

0 comentários: