quinta-feira, 23 de abril de 2009

Para quem está começando a Twittar - Mini-Guia



Provavelmente você não gostará do twitter logo de cara. Eu criei uma conta nele depois que me indicarão esta ferramenta, deixei algumas mensagens e abandonei esta idéia. Hoje me rendi ao Twitter e, como um bom blogueiro, não vivo sem ele - o Twitter. Ontem recebi umas replies do Cardoso. Hoje da Juliana Sardinha e do Sampson Moreira, que é um cratense diga-se de passagem. Todos estes blogueiros de primeira grandeza, o que me dá prazer em utilizar mais e mais o Twitter. \o/
Antes de tudo entenda isso:
O que é o Twitter:
Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.
As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las
Pois bem. Devidamente apresentado ao Twitter vamos entender alguns termos e conceitos:
  • As atualizações são chamadas de Twetts;
  • Followers são as pessoas que seguem determindado usuário. Em seu perfil followers são as pessoas que te seguem e following me são as pessoas que você segue.
Como foi dito ali em cima, o twitter pode ser utilizado via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Vamos falar de algumas opções aqui.
O site do twitter é uma ótima forma para os que estão iniciando a usar o twitter, apesar dos seus recursos limitados.
Nesta imagem que selecionei, da página inicial (home), você poderá notar: as atualizações das pessoas que seguimos, as informações do perfil como foto (ou avatar), link para blog/ site, e outras informações. Logo abaixo temos:
  • @Replies: São as respostas que recebemos de outros usuários;
  • Direct messages: mensagens que só o usuário lê;
  • Favorites: Mensagens que marcamos com estrelas, indicando que são as favotitas;
  • Everyone: atualizações (upgrades) de qualquer usuário do twitter.
  • Following me: fotos ou avatares das pessoas que seguimos
Para respondermos alguma mensagem, basta posicionarmos o mouse em cima dela e clicar na setinha que aparecer. Surgirá a mensagem reply to e o nome do usuário a quem vamos responder.

 

Observe que na caixa de texto surgirá @nomedousuário. Isto serve para indicar que é uma resposta ao usuário indicado.


Ferramentas e programas para melhor utilizar o Twitter:




É uma extensão do Firefox.

 


Com ele você tem as mesmas funcionalidades do site do Twitter, com a praticidade dele ser uma mini janela aberta no canto inferior direito do navegador da internet.




Este é o meu preferido. É um aplicativo (programa). Faça o download aqui. Também você deverá baixar o Adobe Air, clique aqui.
Configurando o aplicativo:
Em accounts, insira seu nome de usuário e a senha e clique em +. Você poderá configurar ainda: Cores, linguagem e updates

Para finalizar, os comandos: replies,direct messages, favorites e retweets estão em forma de ícones como mostrado na figur abaixo. E você ainda pode enviar fotos e encurtar links (URLs). 

Agora com a prática você ficará familiarizado com o aplicativo.

0 comentários: