quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dê as caras na internet: Networking

Falaremos de dicas e ferramentas para que você, de fato, "dê as caras", apareça na internet. Aparecer no sentido de tornar-se conhecido e quem sabe, reconhecido, que é o mais difícil, mas não impossível. No entanto, essas dicas servem tanto para quem utiliza a internet como meio de crescimento nas duas áreas delimitadas aqui, como você também poderá utilizá-las no dia-a-dia: no trabalho, nos estudos, etc.


Primeiro que tudo, saiba que não  "existem almoços grátis". Tudo o que aqui irei repassar requer esforço e nada acontecerá da noite para o dia. 


Vamos iniciar o nosso bate-papo falando sobre Networking. Como podemos ter um Networking não só poderoso, mas eficaz.


O Inglês está na moda:



Hoje cultua-se que o importante em muitos casos é falar inglês. Palavras e jargões em inglês, mais comumente utilizados em empresas e que está em recorrência na internet, estão na moda, não porque não haja palavras semelhantes em nossa língua, mas para poder causar boa impressão. É fato que muitas pessoas e empresas exageram no uso desse meio de marketing pessoal e profissional.


O que é Networking?

Uma rede. Como as emissoras de TV que têm seu sinal retransmitido por outras centenas de emissoras afiliadas. Por exemplo se a Rede Globo de televisão fosse americana, não chamaria rede, chamaria Globo Networking.


A partir dessa imagem de "interligação permanente e interesses comuns" entre pessoas, é que surge a idéia de networking entre os indivíduos. Para que você seja conhecido nesta imensidão chamada internet, esta rede de contatos faz-se fundamental. No entanto habitue-se a algumas regrinhas:


  1. Nunca peça nada no primeiro contato:
Digamos que como eu, você possua um blogue. Você não vai chegar de cara num metablog e pedir para que o blogueiro seja um professor blogueiro exclusivo. Isso é o chamado anti-networking. Apresente-se, apresente o que você pode oferecer através desta relação de contato pessoal. Mas lembre-se: de forma sutil, sem estardalhaços. 


     2.   Networking não é ação entre amigos:


É relação de pessoas que podem se auxiliar (que soa diferente de ajudar) mutuamente em uma determinada necessidade. Se você é médica e eu sou um advogado, um dia poderemos precisar um o serviço do outro. Para isso é imprescindível ter em mente que vale a pena ficar em contato.



A essência do networking:


  • conhecer o maior número possível de pessoas. Mas isso não quer dizer que você escolha qualquer um. Saiba escolher quem realmente tem algo a te oferecer.
  • Nunca perder o contato. Nunca se sabe quando se precisará de alguém.
Amanhã trarei algumas ferramentas e atitudes para um poderoso e eficaz Networking

0 comentários: